Vozão de 84 anos da o migué na família e vai ao estádio assistir Fla x Flu

Daniel Gulino e Louise Queiroga

Enquanto acompanhava a eletrizante final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Fluminense, no último domingo, Roberto Ribeiro Freitas tomou um susto: ele descobriu, pela televisão, que seu avô, prestes a fazer 84 anos, tinha ido sozinho ao Engenhão para acompanhar a partida.

Orly Pimentel Ribeiro mora com sua nora, em Barros Filho, e havia comentado durante a semana que queria ver o clássico. Ela, então, combinou de assistir ao jogo com ele em casa. Mas ele tinha outros planos:

— Ele é aposentado, mas sai para vender doces e balas, porque não gosta de ficar em casa parado. No domingo, saiu sem falar onde ia e minha tia estava achando que ele tinha saído para vender os doces. Aí, quando ele apareceu na TV, foi uma surpresa geral — explica Roberto.

O relato foi compartilhado em seu perfil no Facebook, e logo fez sucesso. “Daí você está assistindo a final Fla x Flu e descobre que seu avô de 84 anos foi ao Engenhão SOZINHO escondido da família!!!! #vovôlevado”, escreveu o neto.

Tricolor apaixonado, Orly assiste sempre que pode aos jogos da equipe, mas fazia tempo que não ia ao estádio. Ele ainda não comentou sobre a final da Campeonato Carioca, onde o Fluminense já tem presença garantida, mas Roberto revela que a família está pensando em ir com ele ao estádio. Principalmente se a partida for novamente contra o Flamengo, já que a maior parte dos seus parentes é rubro-negra.

A rivalidade, contudo, não impediu Orly de se gabar do título do seu time do coração, assim que voltou para casa, no domingo.

— Viu meu Fluminense sendo campeão? — foi a primeira coisa que ele disse.
_____________________________________________________________________________________________________________

VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?


- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.

O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.

- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.

Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.

Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.

- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.

Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.

Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.

- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.

- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.

Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.

Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.Vozão