Estudante com vitiligo dedecidiu transformar própria condição em arte após sofrer bullying

Ashley Soto, uma estudante de 21 anos de Orlando, na Flórida, EUA, decidiu usar as críticas ao seu corpo como forma de criar arte. A jovem, que viu o vitiligo se manifestar a partir dos 12 anos, usou o bullying que sofreu como forma de superação e fez de seu corpo uma tela de pintura.
Ashley Soto reproduziu 'A Noite Estrelada', de Vincent Van Gogh, em seu corpo (Foto: Reprodução)

No melhor estilo aquarela, Ashley, que ficou famosa na web e já conta com mais de 81 mil seguidores em seu Instagram, cria desenhos na silhueta, com direito a mapas e flores depois que ouviu de uma moça: "Você tomou banho de cloro?". Depois de um período de vergonha de sua pele, na qual usava blusas de manga longa e calças, Ashley deu a volta por cima. Em sua página na web, ela já conta com 90 imagens, que se misturam entre o corpo ao natural e alguns de seus desenhos.
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu fiquei tão chocada que alguém disse aquilo para mim que eu chorei, chorei. Eu não queria ter mais essa condição. Isso fez com que eu me escondesse das pessoas e não queria que elas tirassem sarro de mim", disse Ashley ao Daily Mail.
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu nunca tinha percebido como meu vitiligo era lindo até que traçá-lo com uma caneta preta. Isso ajuda a expor as diferentes cores da minha pele", ainda disse ela. "Depois de desenhar mapas e flores, eu tentei A Noite Estrelada, de Van Gogh. Tentei incorporar minha pele à tinta o máximo possível. É uma obra tão icônica que eu precisei da ajuda do meu primo para fazê-la", revelou Ashley.
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)

"Sempre tentei encontrar um modo de encontrar o lado positivo da minha pele. E não podia conseguir isso antes de começar. Vou continuar criando diferentes obras e espero que isso inspire outras pessoas no caminho", finalizou.
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)
Ashley Soto (Foto: Reprodução/Instagram)
_____________________________________________________________________________________________________________

VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?


- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.

O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.

- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.

Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.

Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.

- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.

Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.

Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.

- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.

- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.

Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.

Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.