Estagiário maroto é demitido ao postar foto no facebook

O estudante Gabriel Vaz, que era estagiário de engenharia civil do grupo Cantareira, foi desligado da empresa após posts no Facebook que foram considerados pela empresa como sexistas e extremistas. E, no fim da noite de terça-feira (8), ele revelou em sua página no Facebook que recebeu uma oferta de estágio "novo e melhor" da empresa Alezzia, que já foi acusada de usar propagandas machistas que objetificam às mulheres.

Em sua página do Facebook, a empresa Alezzia se manifestou sobre o caso de Vaz como "A treta do estágiário" e afirmou que o jovem estava em um momento de criatividade e resolveu "lançar a polêmica dele". "Nós aqui, tirando a palavra 'aborteira', achamos que foi dentro dos limites da zoeira normais. A punição dele para nós foi desproporcional, até porque não havia nenhum tipo de referência a empresa. Era claramente uma opinião particular", escreveram em nota.

“Inclusive a empresa [grupo Cantareira] postou aquela frase : "Lugar de mulher é onde ela quiser". Tanto concordamos que deixamos a Alezzia onde ela quer. Veja como ela está ótima nessa foto. Bem ao natural na natureza...”.


Polêmica da Alezzia

No fim do ano passado, a marca de móveis de aço inox causou revolta com alguns usuários do Facebook quando começou a publicar imagens de mulheres com maiô ou biquíni anunciando seus produtos, em um contexto difícil de entender. Após as publicações, os seguidores da página passaram a criticar veementemente a postura da empresa e condenaram a objetificação da mulher. Mas a marca não se importou com a repercussão negativa e começou a responder os seguidores com ironia.
Imagem: Reprodução/Facebook




Tudo ganhou proporções ainda maiores quando um usuário postou uma reclamação sobre a empresa, diminuindo a nota da empresa na rede social. Foi ai que a marca fez um desafio: se os seguidores conseguissem baixar a nota da marca no Facebook para 1.1 até janeiro de 2017, ela ganharia um cupom de R$ 10 mil para gastar na loja virtual da empresa. Caso não conseguisse, a AACD (Associação de Apoio a Criança com Deficiência) ganharia um cupom de R$ 5 mil e, se a avaliação chegasse a 4, a mesma entidade receberia R$ 10 mil.


Na época, nem a tentativa de “boa ação” foi capaz de conter as críticas, que fizeram com que a avaliação da empresa caísse para 2.2. No dia da publicação desse texto, no entanto, a Alezzia tinha nota de 3.8 e fez um post com o resultado do desafio. “Como a nota chegou bem próximo da meta de 4.0, a gerência da Alezzia decidiu que a doação será de R$ 10 mil para a AACD ou outra entidade tão séria quanto”. A empresa quer que seus seguidores postem o nome de quatro entidades sérias, com mais de 10 anos de existência, para fazer uma votação e levar o prémio.