Fani antes e atualmente, com 80kg Foto: Arquivo/Divulgação
Há nove meses reclusa, Fani Pacheco passou por um drama que a fez ganhar muitos quilinhos. Em janeiro de 2016, a ex-BBB foi consumida por uma profunda tristeza, em decorrência da morte da mãe, ocorrida há dois anos, e acabou descontando tudo na comida. "Em nove meses, engordei 15kg", revela ela, que hoje pesa 80kg, distribuídos em 1,66cm de altura.
"Emendei a morte da minha mãe trabalhando muito na TV. Nos primeiros meses, eu fiquei triste, mas não parei de trabalhar. Até que chegou uma hora que eu comecei a chorar o dia inteiro, todos os dias. Procurei o meu psiquiatra, achando que era depressão, e ele disse que eu estava com tristeza, que, na verdade, era o luto pela a morte da minha mãe", revela.
Fani revela que ganhou 15kg em nove meses Foto: Fabio Guimaraes
Fani conta que parou de trabalhar, deixou de frequentar a academia e mandou a dieta para o espaço, comendo "uma barra grande de chocolate por dia". A volta por cima da ex-BBB, atualmente com 34 anos, aconteceu após ela ser aconselhada por um psiquiatra a fazer terapia.
"Tomo antidepressivo desde os 22 anos, então, não podia ser depressão. Fiz três meses de terapia, até que a terapeuta me disse que eu era muito cética, que eu não havia vivido o luto e me aconselhou a voltar ao cemitério onde minha mãe foi enterrada. Eu fui, chorei, rezei... três dias depois, em novembro, eu acordei muito feliz, com vontade de fazer um monte de coisas. E pensei: 'Caraca! Que milagre da psicologia! Era só eu ter ido ao cemitério antes (risos)".
Fani revela que ganhou 15kg em nove meses Foto: Fabio Guimaraes
'Meu bumbum ficou gigante'
Fani relata que pulou do manequim 38 para o 42 e que passou a usar roupas do tamanho G. Ela diz ainda que o que mais "cresceu" foi o bumbum. "A minha bunda ficou gigante. Meu noivo (Leandro) acha que eu estou bonita, porque a minha bunda está enorme (risos)", entrega.
Aos, poucos, ela vem retomando a rotina de antes. Fani voltou a frequentar a academia e já perdeu 1 kg nesse processo. Ela quer voltar aos 65kg. A ex-BBB, no entanto, diz que aceita o seu momento.
"A sociedade, em geral, tem a expectiva que a gente tem sempre que estar perfeita, com o corpo da moda, fitness... E as pessoas esquecem que nós somos seres humanos também. E que quando a nossa cabeça não está boa, isso reflete no nosso corpo. Como eu vivi um luto, acabei comendo mais, e não é por isso, por eu estar mais gordinha, que eu sou feia. Para uma mulher normal, que não vive da mídia, eu poderia me dar o luxo de ficar gordinha. Eu só não estou tão bonita quanto antes dentro de um padrão de beleza da sociedade. Posso até ser uma modelo plus size".
_____________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?
- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.
O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.
- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.
Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.
Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.
- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.
Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.
Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.
- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.
- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.
Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.
Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.