Mayra Cardi: segundo Conselho Regional de Nutricionistas ela não é nutricionista
Foto: reprodução/instagram
Após as denúncias recebidas e publicadas sobre o programa de emagrecimento “Mayra Cardi Seca Você”, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região, sediado em São Paulo, informa que a ex-BBB não é nutricionista e não pode exercer a profissão no Brasil. “Comunicamos que a Sra. Maira Cardi não é nutricionista inscrita no Sistema CFN/CRN e não está habilitada para exercer as atividades privativas do nutricionista, previstas na lei”, explica a doutora Dolly Meth Simas, coordenadora da Comissão de Fiscalização da entidade.
Ainda de acordo com o Conselho, Mayra Cardi não foi acionada por falta de provas documentais: “Informamos que o CRN-3 apurou diversas denúncias encaminhadas contra a Sra. Maira e devido à ausência de provas documentais, não foi possível encaminhar o caso para providências do Ministério Público”.
Veja o que diz a lei. “Lei Federal nº 8234/1991, Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências e determina:
“Art. 1º A designação e o exercício da profissão de Nutricionista, profissional de saúde, em qualquer de suas áreas, são privativos dos portadores de diploma expedido por escolas de graduação em nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação e regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva área de atuação profissional.
Parágrafo único. Os diplomas cursos de equivalentes, expedidos por escolas estrangeiras iguais ou assemelhadas, serão revalidados na forma da lei.”.
Mayra Cardi atua como coach online em todo mundo
Foto: reprodução/instagram
A formação de Mayra Cardi
Mayra fez cursos técnicos de nutrição e nutrição esportiva nos Estados Unidos e hoje é coach e criadora do “Mayra seca você”, com mais de 152 mil seguidores. Em parceria com o marido, Egil Greto, a cunhada e o irmão, ela mantém o programa para o mundo inteiro. “O certificado que eu possuo me permite atuar no mundo inteiro de onde eu estiver, inclusive no Brasil”, explica ela, que desconhece as histórias de ex-clientes descontentes: “Nunca chegou até nós do programa qualquer reclamação ou e-mail relatando isso. Falar é muito fácil. Vai chegar um determinado momento que terão que provar o que dizem. Estou muito tranquila, porque sei exatamente o que estou fazendo”.
Mayra se defende das acusações e diz que uma das clientes, mostrada numa matéria num programa jornalistico, será processada por ela após dizer que se machucou durante um treino passado pelo preparador físico que estava na equipe na época. “Tenho todos os registros dela me agradecendo, dizendo como o programa foi bom para sua vida”, garante.
_____________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?
- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.
O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.
- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.
Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.
Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.
- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.
Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.
Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.
- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.
- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.
Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.
Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.