Top dos anos 90 ganha 30kg e volta a modelar

Fabiana Saba com o corpo atual: ela passou de 48kg para 78kg (Foto: Arquivo pessoal)

Nos anos 90, Fabiana Saba brilhava nas passarelas e capas de revista com seus 48kg para 1,78m de altura. Lançada com Gisele Bündchen no concurso "Look of the Year", em 1994, ela chegou a trabalhar na TV em 2000, quando apresentou os programas "Interligados" e "Superpop", da Rede TV!. Há 13 anos, ela abandonou a carreira e virou dona de casa.
Fabiana Saba na capa da revista "Marie Claire", no
início da carreira, quando pesava 48kg

Fabiana largou a vida no Brasil e se mudou para Nova York, onde se casou há 11 anos com o americando Ralph Sutton. Eles têm duas filhas: Victoria, 8, e Rebecca, 5. A opção pela nova rotina de mãe e mulher mudou o dia a dia de Fabiana e também seu corpo.

No passado, ela conta que comia sem se importar com a balança. Depois de dar à luz, porém, engordou 30 quilos. O corpo magrinho deu lugar a curvas, que não alteraram seu bom humor. Pelo contrário, abriu um novo mercado de trabalho para ela.

Há três meses, por sugestão de uma amiga comum, Fabiana virou "modelo curvas". "Curvas é uma categoria entre as modelos magrinhas e as plus size. Elas não vieram para tirar o lugar das plus nem das magrinhas. Veio para mostrar que todo corpo é corpo, toda mulher é linda e todas são bonitas. Estou cheia de curvinhas extras porque tive minhas filhas e estou mais velha. Estar cheia de celulite é normal. Estou livre da ditadura da magreza", diz Fabiana.
Fabiana Saba e Gisele Bündchen no início da carreira

Autoconfiança
Assumir que agora é "curvas" foi um susto para ela. Fabiana lembra que estava em uma festa com as filhas quando uma amiga sugeriu que ela voltasse a modelar na nova categoria. Refeita do susto e feliz com a procura das agências para ela estampar catálogos de moda, Saba assegura que se sente renovada. "Ganhei muito dinheiro como modelo magra. Agora estou começando do zero. Fiz um editorial de moda no Brasil e para cá, nos Estados Unidos. Fiquei 13 anos sem trabalhar. Hoje recebo mensagens de mulheres que se inspiram no meu corpo para usar biquínis e shorts, e isso vale mais do que tudo. Além disso, isso tudo tem me ajudado muito na minha autoaceitação."

O marido, garante Fabiana, com quem está junto desde os 21 anos, nunca reclamou de seu novo peso. "Estamos juntos há tantos anos que ele aprecia minha beleza como um conjunto. Não fico perguntando muito, vai que eu não goste da resposta (risos)?. Desde que voltei a trabalhar ele tem me paquerado mais. A beleza realmente vem como a gente se vê e se sente. A gente brilha quando começa a se sentir mais bonita".
 _____________________________________________________________________________________________________________

VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?


- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.

O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.

- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.

Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.

Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.

- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.

Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.

Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.

- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.

- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.

Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.

Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.