Fabio Porchat passa mau ao experimentar tabaco em pó

Fabio Porchat passou por maus bocados ao experimentar uma espécie de tabaco durante entrevista com Richard Rasmussen, no "Programa do Porchat", exibido na madrugada desta quarta-feira (26). Já negociando a renovação do seu contrato, o entrevistador da TV Record não se sentiu bem após cheirar o Rapé Kaxinawa a convite do biólogo. Logo no início do bate-papo, Richard explicou como a substância é utilizada entre os indígenas.
"Isso aqui é um Rapé Kaxinawa. Esse aqui é Caxinawa. É um tabaco um pouco mais preparado. Nós vamos cheirar ele. Você vai poder assoprar em mim e eu vou poder assoprar em você. Isso aqui é muito usado em rituais indígenas. É muito comum durante o dia e a noite. Os povos amazônicos gostam", disse o biólogo. Ao notar que o seu convidado teve uma forte reação ao cheirar o tabaco, Porchat ficou receoso.

Mesmo assim, Richard continuou incentivando o apresentador. "Isso aqui dá uma energia, uma despertada. Tem que fazer nos dois (orifícios nasais), porque se não, eles (índios) dizem que seca o nariz", alertou. Porém, o apresentador manteve-se indeciso em fazer o ritual. "Eu acho que era melhor ter colocado em mim primeiro, porque agora eu já não quero fazer isso. O Richard que faz isso diariamente está assim: 'meu Deus, por que?'", ironizou.

"Não sei descrever", comentou o entrevistador

Porchat acabou cedendo e o biólogo assoprou em sua narina direita com o auxílio de uma espécie de vara. E as reações não foram boas: o entrevistador levou a mão na cabeça ao se sentir desnorteado, tossiu e os olhos lacrimejaram. "Eu não sei nem descrever", disparou o apresentador. Ao ter o tabaco assoprado por Richard na narina esquerda, o entrevistador sentiu novamente os efeitos, tremeu e levantou as mãos.

"Por que que eu estou fazendo isso? O que que aconteceu agora? Isso aqui é um ritual de suicídio?", questionou Porchat. "Isso na verdade é o dia a dia deles", respondeu o biólogo. "Parece que eu cheirei um mendigo e ele está dentro do meu nariz, explodiu. Ih, está me dando um negócio. Dá um negócio? Eu estou um pouco aéreo", reclamou o namorado da diretora Nataly Mega, com quem costuma passear por shoppings do Rio de Janeiro.

"Não, não é que dá um negócio, você fica mais assim", ponderou Richard. "Rapaz, bateu uma larica agora, eu não sei se eu tenho condições de seguir o programa", finalizou o humorista antes de ficar um pouco tonto ao se levantar.
_____________________________________________________________________________________________________________

VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?


- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.

O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.

- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.

Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.

Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.

- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.

Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.

Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.

- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.

- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.

Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.

Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.