
(Foto: Reprodução/Facebook/Aileen Cynthia Maggay-Amurao)
Um pescador filipino entregou às autoridades do país o que pode ser a maior pérola já encontrada na natureza: com 34 quilos, 30 centímetros de largura e 1,07 metro de comprimento.
Ao Palawan News, a oficial de Turismo da cidade, Aileen Cynthia Maggay-Amurao, informou que o homem achou a pérola após seu barco ficar preso durante uma tempestade nas ilhas Palawan (Filipinas). O pescador mergulhou para soltar a âncora, e acabou deparando com o material que, segundo o Daily Mail, ele manteve como um amuleto e deixou escondido embaixo da cama por todo o tempo.
"Isso foi uma década atrás e ele manteve a pérola em casa [durante esse tempo]. Ele não sabia o quanto valia e guardou como um simples amuleto de boa sorte", explica Aileen ao jornal local. "Ficamos maravilhados quando ele trouxe para nós. Agora precisamos da ajuda de gemologistas para verificar totalmente. Mas acreditamos que Puerto Princesa provavelmente irá ganhar mais um título e quebrará o recorde pela maior pérola gigante natural do mundo".
O jornal britânico informou que a pérola pode valer até US$ 100 milhões (cerca de R$ 322 milhões), mas, segundo Aileen, a pérola será mantida para atrair turistas à região. Ela ficará em exposição no New Green City Hall, na cidade de Puerto Princesa.

_____________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE?

- Praticar atividades físicas: a prática regular de atividade física ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, a diminuir o nível de estresse e de ansiedade, entre outros benefícios.
O recomendado é que pratique uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar e tenha orientação de um educador físico.
- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas que faz ao seu médico, pelo menos uma vez por ano para fazer os exames de rotina.
Patologias como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectadas em consultas de rotina.
Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção de câncer de mama e de colo do útero.
- Cuidar da alimentação: ter uma alimentação saudável e balanceada, assim como a prática regular de atividade física, ajuda na prevenção de diversas doenças.
Alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal e alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes.
Comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais, beber em média 2 litros de água por dia, não ficar muitas horas sem se alimentar.
- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas, podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão, depressão, afetam seu humor causando irritabilidade e ansiedade.
- Diminuir o estresse: como já dissemos anteriormente, praticar atividades físicas regularmente e ter boas noites de sono, ajuda a diminuir os níveis de estresse.
Mas é importante também ter momentos de lazer, que te tragam prazer e bem estar.
Um passeio ou uma viagem com a família, ler um bom livro, escutar música, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos, sair para jantar ou dançar com os amigos. Enfim, programas que deem prazer e te faça "sair" um pouco fora da rotina muitas vezes estressante do seu dia a dia.

